- Atualizado em 17/01/2020 11:30

Acontece

49458

IDEIA CONTRA A DENGUE: Andradina aumenta distribuição de crotalária

Planta atrai a libélulas, predador natural do mosquito Aedes Aegypti

ANDRADINA - A cidade de Andradina (região de Araçatuba) já registrou nestes primeiros dias deste ano 57 casos de dengue. Para ajudar no combate à doença, a prefeitura resolveu aumentar a distribuição de sementes de crotalária para população. A planta atrai a libélulas, predador natural do mosquito Aedes Aegypti.

O projeto começou em 2014, quando Andradina registrou apenas 49 casos da doença. Um ano antes foram três mil casos confirmados. Em 2015 a cidade teve uma nova epidemia, 1.829 casos positivos, duas pessoas morreram. Neste ano para ajudar a controlar a doença o objetivo é plantar quase 300 quilos de semente. “A gente resolveu adotar como mais uma ação a distribuição gratuita, tanto em busca voluntária do cidadão como a entrega de casa em casa dos agentes de saúde”, diz o secretário de Agricultura e Abastecimento de Andradina, Sílvio Spegiorin.

A planta de origem indiana é muito usada na recuperação de solo. Em Andradina está espalhada por toda cidade, mas a missão dela é outra: proteger os moradores do mosquito que transmite dengue, chikunguya e o vírus zika.

A crotalária atrai a libélula, predador natural do Aedes aegypti. O engenheiro agrônomo Cláudio Gotardo explica que o inseto pode eliminar o Aedes aegypti quando ele já é adulto ou ainda em forma de larva. “Essa libélula vai fazer suas posturas em água limpa, igual ao Aedes e a larva da libélula se alimenta da larva do mosquito e a libélula adulta se alimenta também do mosquito adulto”, afirma o engenheiro agrônomo. 

Para atrair os insetos, a planta tem que produzir flores e a florada acontece de 90 a 120 dias. Para espalhar as flores da crotalária pela cidade a participação do morador é importante. Por isso as agentes de saúde entregam sementes da planta durante as visitas casa a casa. “A gente está prevenindo com esta planta, que é uma forma natural de combate”, afirma a dona de casa Márcia Amaral.

Dak Rodas 26 (saúde) - 16/01/2020

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole