Acontece

36108

FNL bloqueia a entrada de usina em Mirante do Paranapanema

Grupo reivindica as áreas usadas para o plantio de cana-de-açúcar. Veículos de grande e pequeno porte são impedidos de entrar na unidade

MIRANTE DO PARANAPANEMA - Na manhã desta segunda-feira (22), integrantes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) bloquearam a entrada de uma usina no km 13 da Rodovia Euclides de Oliveira Figueredo (SP-563), em Mirante do Paranapanema. De acordo com a coordenadora regional do movimento, Edna Torriani, o ato visa reivindicar as áreas usadas para o plantio de cana-de-açúcar na região e pede pelo fim da corrupção e aceleração da reforma agrária.

Conforme Edna, cerca de 70 pessoas, com faixas e bandeiras, fazem parte do ato que segue pacífico. “Não deixaremos os veículos de grande e pequeno porte passarem e nem os funcionários. Nosso ato é contra as usinas que beneficiam apenas a si e aos grupos que nelas trabalham”, afirmou ao G1.

Segundo a coordenadora, a ação reivindica contra as áreas que possuem plantação de cana-de-açúcar na região do Pontal do Paranapanema. “Essas terras não favorecem aos assentados, pois poderiam ser cedidas para quem precisa. Além de que, mesmo com essas plantações, o etanol e o açúcar na região continuam com o preço alto. Nossas famílias acabam sendo esquecidas”, ressaltou.

Outro ponto mencionado por Edna ao G1, como motivação do ato, é o pedido pelo fim da corrupção no país. “O dinheiro que é obtido na Operação Lava Jato poderia ser revertido para a reforma agrária, para ajudar na aceleração e desenvolvimento, mas, o que vemos é apenas mais corrupção”, salientou a representante do grupo.
Manifestantes afirmaram que não há horário previsto para deixar o local.

De acordo com as informações da Polícia Militar, o grupo segue com o ato de forma pacífica, mas não foram contabilizados o número de integrantes.

Outro lado

O G1 solicitou um posicionamento à Oderbrecht Agroindustrial sobre o bloqueio da entrada de veículos e pessoas na unidade de Mirante do Paranapanema, feito pela FNL, mas, até o momento, não obteve resposta.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole