Acontece

39586

Fim do Sonho: Estado cede prédio do Cefam para instalação da FATEC em Adamantina

Durante impasse, que se arrasta desde 2013, Edmar Mazucato (PSDB) tentou, em várias oportunidades, trazer a unidade para OC

Mazucato (segundo à esquerda) e Valtinho (primeiro ao lado de Alckmin) tentaram, por diversas vezes, trazer a FATEC para Osvaldo Cruz (Foto: Arquivo) Mazucato (segundo à esquerda) e Valtinho (primeiro ao lado de Alckmin) tentaram, por diversas vezes, trazer a FATEC para Osvaldo Cruz (Foto: Arquivo)

ADAMANTINA - Um impasse que se arrasta desde 2013 deverá, enfim, terminar no próximo ano. É que o secretário estadual da Educação, José Renato Nalini, confirmou ao prefeito Márcio Cardim a cessão do prédio do antigo Cefam, no Jardim Brasil, para a instalação e início de funcionamento da FATEC (Faculdade de Tecnologia).

“Demos um importante passo para a efetiva instalação da FATEC em Adamantina, novela que se arrasta desde 2013”, disse o prefeito Márcio Cardim, por meio de nota.

Após visita de técnico do Centro Paula Souza em março, que aprovou a estrutura do antigo prédio do Cefam, a confirmação da cessão de uso consolidou a instalação da unidade de tecnologia no município, na reunião desta terça-feira (16). Agora, começam as tratativas burocráticas para utilização do espaço, que atualmente abriga centro de capacitação da Diretoria Regional de Ensino de Adamantina.

Sonho de Osvaldo Cruz chega ao fim

A cessão do prédio do antigo CEFAM para a instalação da FATEC em Adamantina, põe fim a um sonho antigo: a vinda da unidade para Osvaldo Cruz.

O desejo vem desde os tempos em que o empresário Valter Luiz Martins, o Valtinho (PSDB), ainda era prefeito da cidade. Para sensibilizar o Governo do Estado, até um abaixo-assinado foi feito.

A grande surpresa, porém, veio em 2011 quando o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou que a cidade de Adamantina é quem estava sendo, naquele momento, contemplada com a unidade. À época, o prefeito de Adamantina era Kiko Micheloni (DEM).

Só que, desde o anúncio feito por Alckmin, a FATEC de Adamantina virou novela. Por isso, inclusive, que ressurgiu o interesse de Osvaldo Cruz em contar com uma unidade. Tanto que, durante a campanha eleitoral de 2016, o prefeito Edmar Mazucato apresentou ao Governador o plano de ceder o prédio da EMEF Max Wirth para receber a FATEC.

Em agosto do ano passado, antes da eleições, Mazucato chegou a protocolar em São Paulo mais um pedido formal de tentar trazer a FATEC para Osvaldo Cruz.

Porém, em março deste ano, uma vistoriam feita pelo Centro Paula Souza em Adamantina praticamente definiu o local para implantação da unidade.

A visita do técnico foi requerida pelo prefeito Márcio Cardim, na tentativa de sanar, em definitivo, o impasse criado pela administração do ex-prefeito Ivo Santos (2013/2016), que recusou a área inicialmente prevista para a construção do prédio próprio da FATEC, próximo ao terminal rodoviário, gerando um embaraço constrangedor para a cidade. Hoje a FATEC deveria estar em funcionamento e com a primeira turma já formada.

Cursos

Dois cursos técnicos em nível superior devem abrir o leque de cursos da FATEC Adamantina: Controle de Obras e Serviços Elétricos.

A realização do vestibular depende da finalização desses trâmites, que avançaram de maneira significativa, com esse desdobramento vivido hoje em Adamantina. A expectativa é que o primeiro vestibular da FATEC local sejam em 2018. 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole