- Atualizado em 12:47

Acontece

40343

Exercícios de academia para idosos contribuem para o bem-estar e qualidade de vida

O artigo de hoje foi escrito pela professora Cinthia Gonçalves Quinez

OSVALDO CRUZ - A Academia Impacto FIT dá sequência na série de artigos sobre a importância da atividade física. Os 23 artigos trazem temas diversos e foram escritos por nossos professores e personais. A cada 15 dias será publicado um assunto diferente e ao longo de um ano.

O artigo de hoje foi escrito pela professora Cinthia Gonçalves Quinez,  formada em Licenciatura Plena pela faculdade Esefap de Tupã, e em Treinamento Funcional pelo CORE 360.

As academias não são mais um espaço exclusivo para jovens que desejam conquistar o corpo dos sonhos. Para uma vida mais saudável, pessoas com mais de 60 anos apostam acertadamente na academia.

De acordo com o Ministério da Saúde, os exercícios físicos, quando seguidos corretamente, auxiliam no fortalecimento dos músculos e na qualidade dos ossos. Eles também melhoram a frequência cardíaca e a circulação sanguínea. Confira a seguir as vantagens e os cuidados das atividades físicas na terceira idade.

Benefícios da academia para idosos

Segundo um estudo feito em 2013 pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe), idosos que praticam exercícios físicos com regularidade têm menos idas ao médico, se comparados ao grupo que não se exercita.

A pesquisa acompanhou dois grupos de pacientes do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). Os 48 idosos que praticavam atividades físicas reduziram em 35% a procura de atendimento médico.

De fato, exercícios de academia proporcionam diversos benefícios. Eles podem diminuir, por exemplo, a ocorrência de aterosclerose, o acúmulo de placas de gordura e colesterol nas paredes das artérias.

Exercitar-se também ajuda a amenizar artroses e a reduzir o risco e osteoporose. Dores na lombar e na cervical diminuem. Ainda, a circulação sanguínea melhora e a pressão arterial tende a ficar regulada.

Corrida

Em 2010, médicos do Hospital das Clínicas de São Paulo descobriram que o grupo de atletas idosos que acompanhavam havia dez anos apresentava bom funcionamento do coração e sentia menos dores articulares e musculares, como nos joelhos, nos tornozelos e no quadril. O motivo foi atribuído às corridas que praticavam.

Musculação

Os exercícios de musculação proporcionam ganho de força e flexibilidade, o que é importante para tornar o idoso menos suscetível a quedas. Além disso, atividades de academia para idosos ajudam na manutenção do peso e na redução da gordura corporal.

Os exercícios aumentam os níveis de serotonina do corpo e melhoram a frequência cardíaca e a pressão arterial, o que influencia na redução de sintomas de depressão, de doenças cardíacas e de distúrbios do sono.

Bicicleta

Exercícios como o ciclismo podem diminuir os riscos de doenças cardiovasculares. Segundo especialistas, uma pessoa de 70 anos que ande de bicicleta regularmente pode alcançar uma capacidade aeróbica semelhante à de um indivíduo sedentário de 30 anos de idade.

Além disso, a prática do ciclismo libera endorfina no organismo, substância responsável pela sensação de bem-estar geral.

Cuidados a serem tomados

O idoso deve interromper as atividades imediatamente, caso ocorram sintomas como tontura, falta de ar, náusea e dor ou pressão no peito, no braço, no ombro oupescoço. Suores frios ou dores nas articulações também são sinais de que a pessoa deve parar.

Se as articulações estiverem sensíveis, inchadas e avermelhadas, deve-se evitar a academia para idosos e procurar orientação médica.

Em caso de tosses, febre e gripe, o exercício deve ser adiado para quando o atleta estiver recuperado.

Após a recuperação de lesões ou doenças, é aconselhado recomeçar as atividades físicas do ponto inicial, em vez de retomar os exercícios do ponto em que se parou.

Antes de começar qualquer exercício de academia para idosos, deve-se buscar orientação médica. A partir de consultas e da solicitação de exames, o idoso deverá procurar um profissional de Educação Física para dar orientações de acordo com as características individuais do paciente.

O Sr. Ângelo Moacir Romanini, 80 anos, é aluno da academia e relatou sua experiência como aluno.

“Eu estava muito parado, precisava fazer algum exercício e decidi vir pra academia. Melhorou muito minha saúde, aumentou minha disposição e até melhorou a minha labirintite. Faz bem para o corpo e para a cabeça também, vejo pessoas, converso, é muito bom. Não é difícil treinar, eu sempre trabalhei com serviço pesado, então achei fácil, e os professores sempre ajudam.”

Vale à pena lembrar que a Impacto Fit está com uma super promoção de aniversário: De junho a setembro, os alunos já matriculados e novos alunos irão pagar apenas R$ 50 na mensalidade. Além disso, a Impacto Fit conta com horários especiais, atendendo a partir das 5:30hs até as 23:59hs, tudo para que você possa treinar e manter a saúde em dia!

A Academia Impacto Fit fica na avenida Dr. Miranda, 535. O telefone é o 3528-2123.
 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole