Acontece

26386

Escola Sesi lança projeto para recuperar afluentes do Negrinha

Preocupação com nascentes ganha espaço em discussões para evitar escassez de água

OSVALDO CRUZ - Alunos da escola Sesi de Osvaldo Cruz encabeçam, nas redes sociais, uma campanha de preservação dos afluentes do ribeirão Negrinha, que abastece Osvaldo Cruz, Sagres e Parapuã.

Com o nome de SOS Nossas Nascentes, a mobilização, criada em 2013, chegou ao facebook, e hoje conta com uma página com quase 1000 curtidas (até o fechamento desta edição eram 934 likes).

De acordo com os organizadores da ação, a cada 30 curtidas na página, uma árvore deve ser plantada na recomposição da mata ciliar do ribeirão Negrinha.

“Estamos, juntamente aos alunos, buscando uma melhor qualidade de vida. É uma ação gratificante”, destacou a professora, Natalia Uranga, que é uma das coordenadoras do projeto, em entrevista à Rádio Clube.

De acordo com o professor, Carlos Eduardo Cavalheiro, que também coordena as ações, o período de seca é um dos principais fatores que contribuem para o assoreamento do ribeirão Negrinha. Além disso, ele destacou que o projeto abrange todo o estado de São Paulo, e alguns outros pontos do Brasil.

Da teoria à prática

Após o período de estudos sobre a situação do Ribeirão Negrinha, os alunos da escola Sesi começaram a colocar em prática as primeiras ações.

“Começamos com a montagem dos balaios para que as mudas, doadas pela Prefeitura, possam ser plantadas. Já temos cerca de 500 mudas que devem chegar ainda neste mês”, destacou Cavalheiro.

Apelo

A escassez de água na região da Grande São Paulo é um fator de alerta para mais pessoas possam se engajar e cuida melhor das nascentes que existem em Osvaldo Cruz.

De acordo com a engenheira ambiental da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Osvaldo Cruz, Silvana Maciel, ações simples podem ajudar a manter viável o acesso à água.

“Cada um de nós é responsável por ajudar a preservar a água, até porque sabemos que ela já não é mais um recurso infinito como sempre era falado”, destacou Silvana.

Para a engenheira, o engajamento na preservação de nascentes mostra que há uma mudança no comportamento das pessoas.

“As pessoas estão se conscientizando que, mais importante do que você extrair, é necessário restaurar o que ainda existe. Por isso esse conceito de preservação ambiental está cada vez mais em evidência”, finalizou Silvana Maciel.

Para mais informações sobre a campanha da escola Sesi, acesse o endereço: www.facebook.com/ribeiraonegrinha.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole