Acontece

36933

Entenda como a fisioterapia ajuda no tratamento da osteoporose

Veja quais são os benefícios da fisioterapia para quem tem osteoporose e muito mais

Neste 20 de Outubro comemoramos o Dia Mundial da Osteoporose, é uma data para chamar atenção para o problema que, segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), atinge cerca de dez milhões de pessoas no Brasil.

Dra. Jussara T. Nunes alerta sobre os cuidados que devemos ter para a prevenção da Osteoporose, para isso ela compartilha um artigo com informações relevantes a respeito deste problema.

Confira artigo do Fisioterapeuta Helder Montenegro  - CREFITO 7277/CE

Com o processo natural de envelhecimento, ocorre uma perda acelerada de massa óssea, o que pode resultar no surgimento da osteoporose, patologia que provoca a redução da absorção de minerais e cálcio e acomete, normalmente, todos os ossos. A manifestação clínica da osteoporose é a fratura e as mais comuns são as de punho, vértebras, costelas e, principalmente, a do colo do fêmur (osso da coxa). Elas acabam limitando a vida do idoso e muitas vezes trazem uma série de complicações à sua saúde. Estima-se que, aproximadamente, uma em cada três mulheres possa apresentar uma fratura óssea durante a vida.

ORIGEM DA OSTEOPOROSE

Todos os tecidos do corpo devem se manter saudáveis para um bom funcionamento e com os ossos não é diferente. A manutenção da saúde óssea ocorre por meio da remodelação do osso velho em osso novo. Logo, se o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente para a remodelagem ou ainda quando muito do material dos ossos antigos acaba sendo reabsorvido pelo corpo, os ossos não se renovam como deveriam, tornam-se fracos e finos, aumentando a fragilidade e, consequentemente, o risco de fraturas.

FATORES DE RISCO PARA A OSTEOPOROSE

Esta é a principal causa de fraturas e quedas entre os idosos. Os principais fatores de risco do desenvolvimento da osteoporose são:

 - Sedentarismo

 - Baixo peso corporal

 - Histórico familiar de osteoporose

 - Tabagismo e alcoolismo

 - Alguns tipos de medicamentos como hormônio tireoidiano

 - Ingestão deficiente de cálcio e vitamina D

 - Doenças de base como: diabetes, doenças reumáticas, doenças renais, doenças inflamatórias intestinais, etc

 - Baixa exposição solar.

PRINCIPAIS SINTOMAS DA OSTEOPOROSE

A doença pode surgir de forma silenciosa até manifestar sintomas de acordo com o seu avanço, podendo incluir:

Dores na região lombar ou cervical, em virtude das fraturas dos ossos da coluna vertebral

Fraturas do colo do fêmur, punho e costelas

Postura alterada (curvada ou cifótica) com a consequente redução de estatura ao longo do tempo

Sensibilidade óssea e dor relacionada ao local de fratura.

O tratamento para a osteoporose

É importante que a osteoporose seja diagnosticada precocemente. Cada caso deve ser avaliado de forma criteriosa e o tratamento válido deve envolver o acompanhamento de profissionais como fisioterapeuta, nutricionista e médico com o objetivo de deter a fragilidade e, quando possível, recompor a massa óssea.

O TRABALHO DA FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE

Benefícios: A fim de melhorar a qualidade de vida do paciente com osteoporose, a fisioterapia oferece um trabalho de fortalecimento de músculos, que ajuda na prevenção das possíveis deformidades e fraturas ósseas, além de outras complicações; ajuda na melhora da coordenação e do equilíbrio do paciente (indispensáveis para prevenção de quedas).

Como é realizado: Durante as sessões de fisioterapia (que, dependendo do caso, podem ser realizadas na clínica especializada ou em domicílio), o profissional irá trabalhar de maneira personalizada, ou seja, adaptar cada exercício às necessidades individuais de cada paciente e aos sintomas que ele apresentar. Exercícios de alongamento, de fortalecimento muscular, de coordenação e equilíbrio, além de outros como Pilates, caminhada ou hidroginástica devem ser realizados sempre com a supervisão do fisioterapeuta e, uma vez realizado com a devida cautela, podem contribuir, significativamente, para retardar a perda da massa óssea que ocorre com a inatividade e melhorar a força e o equilíbrio do paciente com osteoporose.

Duração do tratamento: O tempo de tratamento com a fisioterapia vai depender do quadro do paciente. Na verdade, a quantidade de sessões é que podem ser reduzidas, mas é sempre importante que o paciente dê continuidade aos exercícios que o fisioterapeuta orientar, até mesmo em casa. Vale ressaltar ainda que a fisioterapia não exclui a necessidade de uma alimentação saudável e rica em cálcio e vitamina D, além de possíveis medicamentos prescritos pelo médico e exposição ao sol, se o paciente não tiver nenhuma contraindicação para isso.

RECOMENDAÇÕES PREVENTIVAS

 - Adotar uma dieta com alimentos ricos em cálcio e vitamina D

 - Praticar atividades físicas

 - Evitar o fumo e o álcool

 - Manter-se no peso ideal

 - Expor-se ao sol com maior frequência em horários convenientes.

Dra. Jussara T. Nunes, e agende uma consulta á domicilio e reabilite-se já! Entre em contato através do telefone (18) 3528-3715 ou pelo celular (18) 99726-6653.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole