Acontece

27497

Empresa alerta sobre risco de incêndio em enfeites natalinos

A decoração externa, em quintais e jardins, requer proteção especial pela exposição à chuva

GERAL - As casas começam a receber os enfeites natalinos, mas é preciso tomar cuidado para evitar que a iluminação e os enfeites provoquem acidentes como choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios.

“Os cuidados devem começar na compra do produto, escolhendo cordões de luz, mangueiras, pisca-piscas com boa procedência e certificados pelo Inmetro. Peça para testar o produto. Se for reutilizar produto adquirido em anos anteriores, verifique emendas, fios soltos ou desencapados. Faça a troca de lâmpadas com o equipamento desligado”, orienta o engenheiro de Segurança do Trabalho Vinicius Alferes de Oliveira Motta.

Ele ainda explica que, o número de lâmpadas e cordões instalados deve ser compatível com a capacidade de carga que a tomada suporta. “O uso de adaptadores como “Ts ou benjamins” permite uma maior quantidade de ligações na tomada, mas gera uma sobrecarga na instalação, com o risco de ocorrer até um curto-circuito”, destaca.

Não instale lâmpadas decorativas próximas a ornamentos delicados, como cortinas, há risco de incêndios. Coloque a árvore de Natal em locais protegidos de correntes de ar para evitar tombamentos e possíveis choques elétricos.

A decoração externa, em quintais e jardins, requer proteção especial pela exposição à chuva. E nunca instale os kits decorativos próximos aos postes ou fios da rede elétrica, pois o risco de acidente é ainda maior.

“É preciso ter cuidado com as instalações. Se você tem dúvidas de como fazer ou precisa realizar decorações de grande porte, o ideal é contratar o serviço de um profissional. E antes de ir deitar e sempre que sair de casa apague as luzes decorativas”, finaliza.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole