Acontece

47222

Em pleno verão e época de chuvas, incêndios voltam a incomodar na área urbana de Osvaldo Cruz

Não queimar lixo e não jogar garrafas de vidro são algumas dicas

OSVALDO CRUZ - O clima seco comum ao verão, associado à baixa umidade do ar, acende o sinal de alerta para a possibilidade de aumento de riscos de incêndios na área urbana de Osvaldo Cruz. Nesta quarta-feira (6), uma ocorrência ao longo da linha férrea necessitaram do auxílio do Corpo de Bombeiros para combate às chamas.

De acordo com especialistas, além do clima seco, esse aumento também é causado pelo número de pessoas que praticam vandalismo e colocam fogo na vegetação para provocar chamas e fumaça.

Através de sua assessoria, o Corpo de Bombeiros deu dicas de como evitar incêndio em vegetação, mais comuns quando há conjunção de fatores como altas temperaturas, baixa precipitação e baixa umidade do ar.

Muitos moradores querem se livrar do excesso de folhas secas, típicas da época, e acabam usando fogo para isso.

O Corpo de Bombeiros alerta para o perigo de queimar a vegetação. Além de colocar em risco a vida das pessoas e o patrimônio, atear fogo na vegetação ajuda a provocar e piorar problemas de saúde como asma e bronquite.

Legislação

Provocar incêndio ambiental é um crime inafiançável, com pena de prisão e multa. A maioria dos casos recentes em Osvaldo Cruz foram registrados em terrenos baldios, em especial ao longo da linha férrea.

O Corpo de Bombeiros alerta para o perigo de queimar a vegetação. Além de colocar em risco a vida das pessoas e o patrimônio, atear fogo na vegetação ajuda a provocar e piorar problemas de saúde como asma e bronquite.

A Lei

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, (Lei nº 9.605 de 1998), "é crime causar poluição, de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora".

A pena prevista é de seis meses a um ano de prisão e multa. Igualmente, provocar a queima, por ato de vandalismo ou com finalidade econômica, gerando poluição, também é crime.

Denuncie

Em caso de incêndio ligue imediatamente para a emergência do Corpo de Bombeiros – 193.

Para denunciar incêndio criminoso, ligue para o número 190 da Polícia Militar ou diretamente para a Secretaria de Meio Ambiente, que tem condições de ir ao local indicado e verificar os indícios de fogo em local proibido. O telefone para denúncias é o (18) 3529-1877.

Marcos Caldas 78 (acontece) - 07/03/2019

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole