Acontece

38501

Elaborado por alunos de Engenharia Civil, projeto de construção do Bloco V é apresentado à direção da UniFAI

Além de salas de aulas mais amplas, novo bloco abrigará Laboratório de Simulação Realística, de alta tecnologia

Perspectiva da fachada do bloco V do Câmpus II da UniFAI; projeto foi elaborado por alunos do último ano do curso de Engenharia Civil Perspectiva da fachada do bloco V do Câmpus II da UniFAI; projeto foi elaborado por alunos do último ano do curso de Engenharia Civil

ADAMANTINA - Já em adiantada fase de elaboração, o projeto de construção do Bloco V do Câmpus II do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) foi apresentado à direção da Instituição.

O projeto está sendo desenvolvido por uma equipe do curso de Engenharia Civil da UniFAI, composta pelos alunos Felipe Dallaqua Ferrari, Wagner Bispo do Nascimento, João Paulo Silva de Almeida, Anaile da Silva Marques, Rafaela Ginez Gama, Luana Barbosa Bonfim, Ana Carla Góes Santos, Ener Guilherme Pellin Cunha, Vinícius Ribeiro e Patrique Antônio Maccagnan e chefiada pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Bruno do Vale Silva, e o docente Prof. Esp. Roberto Kiyoshi Ito.

“Os professores orientaram todas as fases do projeto e todos os alunos participaram de todas as etapas, principalmente na questão arquitetônica, de ajuste de áreas e dimensionamento de espaço. Está sendo um aprendizado muito grande para todos”, disse Vinícius Ribeiro.

Os alunos foram responsáveis pela elaboração dos projetos hidráulico, elétrico, de prevenção a incêndio e 3D da obra, entre outras frentes. “Primeiramente fizemos o [projeto] arquitetônico para dimensionar a área adequada para cada ambiente. Depois, partimos para o elétrico das salas de aula, dos laboratórios, secretarias, para saber os equipamentos necessários nestes locais. Fizemos também o projeto de [prevenção a] incêndio, considerando saída de emergência, iluminação, fluxo, hidrantes e extintores, fizemos o estudo de solo para sabermos como é o terreno em que iremos trabalhar, além do projeto arquitetônico em 3D para termos a noção real daquilo que será construído”, detalhou Rafaela Ginez.

Segundo os alunos, o diferencial são os novos materiais disponíveis no mercado. “Na fachada será utilizado um vidro que retém 80% dos raios ultravioletas, o que possibilitará um maior conforto climático, melhor ventilação e iluminação, além de ser um acabamento estético muito bonito. Quem estiver na rodovia terá a visão de um paredão de dez metros de altura coberto de vidro totalmente espelhado. Na área interna, inserimos muitos itens atuais no ramo da tecnologia como sensores nas torneiras e vasos, com custo acessível”, comentou Ribeiro.

Além de ser uma construção desse porte, com toda essa complexidade, trata-se de um bloco para os cursos da área de Saúde. Para todos os laboratórios buscamos o que existe de melhor em técnica em todo o Brasil. Utilizamos o arcabouço que foi levantado pelo pessoal da UniFAI em visitas técnicas a Belo Horizonte [MG] e vários outros locais para juntar todo esse conhecimento e fazer o melhor prédio possível, dentro da nossa realidade”, relatou o professor Roberto Ito.

O Bloco V atenderá aos cursos da área de Saúde da UniFAI e abrigará o Laboratório de Simulação Realística, de fundamental importância para o curso de Medicina. “A grande proposta desse novo bloco é, primeiramente, acomodar melhor os alunos em salas maiores. Outra é a adaptação do Laboratório de Anatomia, que precisa de um maior espaço para a acomodação dos espécimes humanos glicerinados e formalizados, quanto das peças em resina, do ossário e melhor acomodação dos alunos durante as aulas de Anatomia. Porém, o foco principal desse bloco é a construção do Laboratório de Simulação Realística, de alta tecnologia, no qual são realizadas todas as simulações da parte prática antes de o aluno enfrentar o campo de trabalho”, explicou a responsável técnica pelo curso de Medicina, Prof.ª Dra. Marisa Cardim.

O Laboratório de Simulação Realística faz uso de manequins robóticos e atores que criam um hospital-virtual. A simulação realística capacita os profissionais em todo o ciclo de atendimento ao paciente: a chegada, procedimentos, resultados, relação com familiares e equipe médica. Nesse ambiente é possível treinar profissionais e equipes em diferentes cenários, inclusive os mais raros e de maior risco.

“Esse bloco será muito importante, pois propiciará uma estrutura moderna e adequada para comportar os cursos da área de Saúde, principalmente a Medicina. É uma questão de tempo para que Adamantina seja referência em saúde na região”, avaliou o diretor geral pró-tempore da UniFAI, Prof. Dr. José Luiz Vieira de Oliveira.

Sondagem do terreno

Na última semana de dezembro de 2016 e já na primeira semana deste ano, a Nature Consultoria Ambiental, uma empresa especializada, realizou o serviço de Sondagem SPT no terreno que receberá a obra.

Também conhecido como sondagem à percussão ou sondagem de simples reconhecimento, a Sondagem STP é um processo de exploração e reconhecimento do solo, largamente utilizado na engenharia civil para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamento das fundações que servirão de base para uma edificação. A sigla SPT tem origem no inglês (standard penetration test) e significa ensaio de penetração padrão.

Após a conclusão desse processo, em um segundo momento, a direção da UniFAI fará a licitação e contratação de uma empresa especializada para o serviço da construção do Bloco V. Ainda não é possível precisar o número exato de salas a serem construídas devido à análise do espaço disponível na área prevista para abrigar o novo bloco.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole