Acontece

27182

Educação celebra Dia do Saci no dia 30

Evento será no Conjunto Esportivo

OSVALDO CRUZ - A secretaria de Educação de Osvaldo Cruz celebra no próximo dia 30 o Dia do Saci.

Em 2004, foi instituído no Brasil pelo Congresso Nacional através da Lei 2.479/2003, o “Dia do Saci”, a ser comemorado no dia 31 de outubro. A escolha da data teve a intenção de fazer frente ao hábito estrangeiro de se comemorar o Halloween com o objetivo de ressaltar o nosso próprio folclore.

“Vamos fazer uma grande festa nas escolas apresentando folclore brasileiro e mostrar para as crianças que temos uma cultura e os fazer entender que temos que valorizar o que é nosso”, finalizou a secretária de Educação Maria Leny Scramim.

Lenda do Saci Pererê

O Saci Pererê é uma lenda do folclore brasileiro e originou-se entre as tribos do sul do Brasil. O saci possui uma única perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca.

Inicialmente o saci era visto como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena, além de possuir um rabo típico. Porém, com a influência da mitologia africana, o saci perdeu a perna durante uma luta de capoeira. Herdou o pito, uma espécie de cachimbo, e ganhou da mitologia europeia um gorro vermelho.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole