- Atualizado em 27/05/2020 09:53

Acontece

50562

Doria pode anunciar amanhã flexibilização na região oeste do estado

Informação é do secretário da Fazenda do Estado Henrique Meirelles

ESTADUAL - A reabertura gradual deve começar pela região oeste, o que inclui Osvaldo Cruz, disse ontem Henrique Meirelles, secretário estadual da Fazenda e do Planejamento.

Segundo Meirelles, a retomada não deve ser anunciada na Grande São Paulo por enquanto e haverá protocolos de reabertura para cada setor econômico. O novo modelo, chamado pelo governo de “quarentena inteligente”, deve ser anunciado a amanhã.

“Ela (a nova quarentena) vai levar em conta toda a regionalização do Estado de São Paulo, o interior, a capital, a região metropolitana, o litoral de São Paulo. A decisão não será homogênea”, afirmou o governador à Globonews. “(A quarentena até agora) foi homogênea porque precisava ser”, disse.

O grupo econômico, liderado pela economista Ana Carla Abrão, já apresentou ao governo um plano que vê oito atividades econômicas como prioritários, em especial por serem as áreas mais atingidas. Entre elas, estão prestadores de serviço, corretores de imóveis e vendedores ambulantes. O grupo também tem mapeado as regiões do Estado que podem passar por algum tipo de flexibilização, e elaborou em conjunto com a equipe de saúde protocolos que deverão ser adotados para uma retomada segura.

O grupo econômico é uma das respostas que a gestão Doria deu às pressões, especialmente de prefeitos do interior. Eles cobram a abertura, uma vez que suas cidades não vinham registrando, ao menos há até duas semanas, número de casos que pudesse sobrecarregar os sistemas de saúde. Outra resposta do governo foi criar um Comitê Municipalista, capitaneado pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, cuja missão tem sido convencer as lideranças municipais sobre a necessidade de se isolar agora para reduzir o tempo de quarentena depois.

Por outro lado, a atenção do Centro de Contingência tem se voltado ao interior desde a semana passada, graças a uma aceleração da difusão da doença em ritmo maior do que o da capital. Na quarta passada, o próprio Vinholi fez apresentação pública de casos, com dado da 1ª quinzena de abril, comparando as diversas regiões administrativas do Estado, para mostrar aumentos superiores a 300% no total de notificações no interior, ante crescimentos de 100% na capital no igual período. Há casos de covid em 510 dos 645 municípios do Estado.

TSC Soluções 24 (regional) - 26/05/2020

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole