Acontece

43171

Cursos e serviços sociais são oferecidos a sentenciados da Penitenciária de Tupi Paulista

Atendimentos de saúde também estão na programação da Jornada da Cidadania e Empregabilidade. Evento percorre várias unidades prisionais

Penitenciária de Tupi Paulista recebe os serviços nestas segunda-feira (12) e terça-feira (13) (Foto: Reprodução/TV Fronteira) Penitenciária de Tupi Paulista recebe os serviços nestas segunda-feira (12) e terça-feira (13) (Foto: Reprodução/TV Fronteira)

TUPI PAULISTA - Pela terceira vez, a Penitenciária de Tupi Paulista receberá nesta terça-feira (13) a Jornada da Cidadania e Empregabilidade. O evento vem percorrendo as unidades prisionais do Estado e tem como objetivo oferecer serviços diversos e documentos pessoais aos reclusos, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão e, assim, também contribuir para a remição de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliá-los na retomada da vida quando ganharem a liberdade.

A cerimônia de abertura oficial ocorrerá a partir das 9h, no próprio estabelecimento e na presença de autoridades, parceiros e convidados da sociedade civil. O estabelecimento dará início aos trabalhos proporcionando aos reclusos conhecimentos de temas gerais, monitoramento da saúde e identificação civil, servindo ainda para envolver a sociedade no processo de reinserção social, com atividades previstas até a sexta-feira (16).

Os trabalhos da jornada incluem emissão e atualização dos seguintes documentos: Registro Geral (RG), Certidão de Nascimento e Casamento, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de atendimento jurídico.

Além disso, haverá curso de poda de árvores, cortes de cabelo, testes rápidos de glicemia e aferição de pressão arterial. Ademais, haverá palestras com os temas: Assistência na Crise Convulsiva e De preso a cidadão: Diálogo e possibilidades, pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec); Higiene para manipuladores de alimentos e conservação de alimentos, com a Escola Técnica Estadual (Etec) de Dracena; O Poder da Motivação e Relacionamento Interpessoal e Autoconhecimento, com a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap); Reabilitação de conduta e lapso para benefícios após falta grave; Sífilis; e Momento de espiritualidade.

Dados
Ao longo dos últimos três anos, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade foi tomando força, ganhando parcerias e se expandindo para todos os presídios. Em 2015, quando iniciou, foi realizada em quatro estabelecimentos subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) totalizando 11.117 atendimentos.


No ano seguinte, com a participação de 33 estabelecimentos na região foram 92.282 atendimentos e em 2017, 35 unidades totalizaram 145.050 atendimentos. Neste último ano, os Centros de Progressão Penitenciária de Valparaíso, Pacaembu e São José do Rio Preto realizaram, respectivamente, duas edições cada. Para 2018, já estão previstas e agendadas 40 jornadas para os presídios subordinados à Croeste.

Ação
A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado.

O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole