Acontece

29032

Com nova agência, apenas 18 cidades do Oeste Paulista têm Procon

Ausência da unidade não impede que reclamações sejam feitas. Outros 38 municípios precisam utilizar serviços alternativos

REGIONAL - A cidade de Martinópolis será o 18ª no Oeste Paulista a receber uma unidade da Fundação de Defesa e Proteção do Consumidor (Procon). A inauguração acontecerá nesta quarta-feira (1º), às 10h, no Centro. Entretanto, outras 38 não contam com o órgão. A coordenadora do Procon Estadual, Priscila Nishimoto, orienta os munícipes que não possuem o órgão em suas cidades a proceder.

Ela explica que na ausência de uma unidade, algumas opções podem ser utilizadas, como procurar o Juizado Especial, o Tribunal de Justiça, enviar a reclamação pela caixa postal ou até pelo site da fundação.

“Ninguém precisa ser lesado, já que o atendimento pode acontecer de várias formas. A pessoa só precisa reunir documentos para comprovar a pertinência da reclamação e o principal é se identificar. É muito importante que o contato seja deixado”, explica Nishimoto.

No caso de Martinópolis, a coordenadora relata que a população será beneficiada com uma unidade na cidade, devido à facilidade do acesso. “Ajuda a busca pelos direitos do consumidor. Tem coisas que as pessoas acham pequenas para enviar por correio ou internet e desistem, mas com um ponto na cidade ninguém deixa o direito de lado”, pontua Nishimoto.

Priscila conta ainda que o Procon só realiza atendimentos dentro do município, portanto, moradores de fora não serão atendidos em cidades vizinhas. “O atendimento é estritamente municipal, enquanto a fiscalização é estadual. Se trata de acordo entre órgão e prefeitura”, detalha a coordenadora.

De acordo com a Prefeitura Municipal, um evento solene celebrará a chegada do órgão de defesa do consumidor na cidade.

O Oeste Paulista conta com 56 municípios e, além de Martinópolis, a região conta com agências em Adamantina, Dracena, Euclides da Cunha Paulista, Flórida Paulista, Inúbia Paulista, Junqueirópolis, Lucélia, Osvaldo Cruz, Parapuã, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Rinópolis, Rosana, Santa Mercedes e Teodoro Sampaio.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole