Acontece

30991

Cetesb registra 75 áreas contaminadas no Oeste Paulista

Postos de combustíveis lideram a lista como os mais ‘poluidores’. Aguapeí, Peixe e Pontal do Paranapanema são as unidades da região

REGIONAL - O Oeste Paulista registrou 75 áreas reabilitadas ou em processo de monitoramento, de acordo com a relação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), divulgado nesta semana. O total é relativo a 2014 e em comparação a 2013, houve um crescimento de 4,16%.

De acordo com a Cetesb, a origem das áreas contaminadas está relacionada ao desconhecimento, em épocas passadas, de procedimentos seguros para o manejo de substâncias perigosas, ao desrespeito a esses procedimentos seguros e à ocorrência de acidentes ou vazamentos durante o desenvolvimento dos processos produtivos, de transporte ou de armazenamento de matérias primas e produtos.

A companhia ainda ressaltou que a existência de uma área contaminada pode gerar problemas, como danos à saúde, comprometimento da qualidade dos recursos hídricos, restrições ao uso do solo e danos ao patrimônio público e privado, com a desvalorização das propriedades, além de danos ao meio ambiente.

Para fazer a Relação de Áreas Contaminadas e Reabilitadas o Estado de São Paulo é dividido em cinco áreas: região de São Paulo; Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) – outros; interior; litoral e Vale do Paraíba.

Ao todo, em 2014, foram registradas 1.823 áreas contaminadas no Estado, que são divididas ainda em “Comercial”, “Industrial”, “Resíduos”, “Postos de Combustíveis”, e “Acidentes/Desconhecida/Agricultura”.

"O aumento constante do número de áreas contaminadas é devido à ação rotineira de fiscalização e ao licenciamento dos postos de combustíveis, das fontes industriais, comerciais, de tratamento e disposição de resíduos e do atendimento a acidentes", explicou a Cetesb.

As áreas contaminadas também são separadas por 22 Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI), as pertencentes ao Oeste Paulista são: Aguapeí, Peixe e Pontal do Paranapanema.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole