Acontece

34770

Católicos encerram hoje Tríduo de preparação ao Corpus Christi

Amanhã, 26, é feriado com programação especial

OSVALDO CRUZ - A comunidade católica de Osvaldo Cruz encerra hoje, 25, o Tríduo de preparação à solenidade de Corpus Christi, que acontece amanhã, 26.

Nesta quinta-feira, os fiéis participam da missa especial alusiva à data às 7h30 e, em seguida, acontece a tradicional procissão que terá saída defronte à Igreja Matriz.

As ruas serão enfeitadas com donativos que serão revertidos para as pessoas carentes do município. Já os tradicionais enfeites com pó de serra colorido são confeccionados em Osvaldo Cruz pelo movimento Escalada.

“Todos que puderem doar roupas ou alimentos não perecíveis podem vir até a Casa Paroquial e deixar aqui a sua contribuição. Este gesto vai ajudar muitas pessoas da nossa cidade”, finalizou o pároco.

Corpus Christi

A data representa a presença de Cristo na Eucaristia e como ocorre em todos os anos, a Igreja Católica local muda a sua liturgia para comemorar a data especial.

A palavra Eucaristia significa “Ação de Graças” e a festa de Corpus Christi ressalta a Eucaristia como centro da fé cristã, dando importância ao sacrifício do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

“Jesus, na última ceia com seus discípulos, tomou o pão em suas mãos, olhou para céu e disse: ‘isto é o Meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de Mim. Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: este cálice é o novo pacto em Meu sangue, que é derramado por vós’”, disse o pároco local, Marcos Azevedo, citando o Evangelho de Lucas, capítulo 22, versículos 19 e 20.

A festa de Corpus Christi foi instituída pela Igreja Católica em 1264 pelo papa Urbano IV. Na época, a Igreja Católica enfrentava divergências com o obscurantismo, movimento que ofuscava o valor da fé cristã. Sendo assim, o papa Urbano IV iniciou a liturgia do Corpus Christi e sua tradição se mantém até hoje em vários locais no mundo.

“Celebrar o Corpus Christi é celebrar a vida de Deus que se faz pelo Espírito Santo e por seu santíssimo corpo derramado no Calvário”, completou o pároco.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole