- Atualizado em 17/07/2019 11:49

Acontece

48139

Bispo Osvaldo-Cruzense é nomeado pelo Papa Francisco entre os novos membros da Congregação para a Vida Consagrada

Dom Amilton Manoel da Silva é bispo auxiliar de Curitiba

INTERNACIONAL - O Papa Francisco nomeou novos membros para a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Entre eles está o Bispo Auxiliar de Curitiba, o osvaldo-cruzense, Dom Amilton Manoel da Silva.Segundo o Padre Marcos Azevedo, passionista como Dom Amilton, que foi pároco em Osvaldo Cruz, "trata-se de uma função muito importante que se atém à presença dos religiosos (frades e freiras, irmãos e irmãs de ordens congregações, sociedades, institutos e comunidades de vida do Mundo todo)".

Dom Amilton é o único brasileiro nomeado para fazer parte da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

"Sua escolha se deve ao grande empenho deste religioso Bispo no florescer da vida consagrada e ao seu carisma pessoal que o fez tão atuante como religioso amigo é entusiasta. A Congregação Passionista ainda não se pronunciou, mas com certeza este convite se deve aos atributos pessoais do Bispo D. Amilton, somado à importância do Carisma Paulocrucianono nos seus diversos ramos, bem como no rico esforço de agiornar o laicato consagrado e organizado como família Passionista presente no seio da Igreja e povo de Deus", esclareceu o Padre Marcos.

Ao saber da notícia e comovido, Dom Amilton disse aos seus pares: “Rezem por mim!”

Castilho 265 (acontece) - 08/07/2019

Trajetória

O Bispo Amilton Manoel é natural de Osvaldo Cruz (SP), onde nasceu em 2 de março de 1963, ingressou no Seminário Passionista São Gabriel, em Osasco (SP), em 1 de fevereiro de 1991.

Em 12 de fevereiro de 2000 fez a Profissão Perpétua e, em 17 de dezembro de 2000, foi ordenado sacerdote. Desempenhou diversas funções na Congregação dos Passionistas e também colaborou com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional).

Em 7 de junho de 2017, foi nomeado Bispo Auxiliar de Curitiba, tendo recebido a ordenação episcopal em 19 de agosto do mesmo ano.

Neste ano de 2019, durante reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu de 25 a 27 de junho, foi também escolhido para compor a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.

Cardeais

Formam ainda a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica os Cardeais Angelo De Donatis, Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma; Kevin Joseph Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida e Camerlengo da Santa Igreja Romana; Luis Francisco Ladaria Ferrer, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e Ricardo Blázquez Pérez, Arcebispo de Valladolid (Espanha).

Bispos

Assim como dos bispos Amilton Manoel da Silva, Bispo Auxiliar de Curitiba (Brasil); Paolo Bizzeti, Vigário Apostólico de Anatólia (Turquia); Sebastian Francis Shaw, Arcebispo de Lahore (Paquistão); Paskalis Bruno Syukur, bispo de Bogor (Indonésia); José de Jesús González Hernández, Prelado de Jesús María (México).

Superiores Gerais

Dos Reverendíssimos Superiores Gerais: Arturo Sosa Abascal, S.I., Superior Geral da Companhia de Jesus; Guillermo Leon Arboleda Tamayo, O.S.B., Abade Presidente da Sub-congregação Cassinense da Ordem de São Bento; Saverio Cannistrà do Sagrado Coração, O.C.D., Superior Geral dos Carmelitas Descalços; Robert Irvin Schieler, F.S.C., Superior Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs; Alejandro Moral Antón, O.S.A., Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho; Roberto Genuin, O.F.M. Cap. Ministro geral da Ordem Franciscana dos Frades Menores Capuchinhos; Leonir Mario Chiarello, C.S., Superior Geral dos Missionários de São Carlos Borromeo (Scalabrinianas).

Superioras Gerais

Das Reverendíssimas Superioras Gerais: Kathleen Appler, F.D.C., Superiora Geral das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo; Yvonne Reungoat, F.M.A., Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianos de Dom Bosco); Françoise Massy, ​​F.M.M., Superiora Geral das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria; Luigia Coccia, S.M.C., Superiora Geral das Missionárias, Pie Madri della Nigrizia (Missionárias Combonianas); Simona Brambilla, M.C., Superiora Geral das Missionárias da Consolata; M. Rita Calvo Sanz, O.D.N., Superiora Geral da Ordem da Companhia de Maria Nossa Senhora; e a Sra. Olga Krizova, Presidente Geral do Instituto Secular de Voluntários Dom Bosco.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole