Acontece

36580

Adamantina sedia debate sobre crise promovido pela Fecomercio-SP

Encontro foi promovido pelo Sincomercio de Adamantina e discutiu os impactos do fim do processo de impeachment na economia brasileira

ADAMANTINA - Na quarta-feira (21), o Sindicato do Comércio Varejista de Adamantina promoveu um encontro com a finalidade de discutir os impactos do fim do processo de impeachment na economia brasileira.

O evento foi realizado no Anfiteatro da Biblioteca Municipal e reuniu economistas da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) que prestaram orientações aos empresariados sobre os desdobramentos políticos, econômicos e sociais que afetam diretamente o comércio varejista.

Comandado pelo Superintendente da Federação, Antonio Carlos Borges, o encontro apresentou o cenário econômico atual e contextualização da realidade do município dentro das projeções esperadas com o novo governo. “A Fecomercio passou a realizar um trabalho mais intenso no interior com a finalidade de discutir com as comunidades os problemas que elas enfrentam”, avalia o superintendente.

Crise menor

Durante o evento, os assessores econômicos da FecomercioSP, Jaime Vasconcellos e Fábio Pina, trouxeram resultados de indicadores de confiança – tanto de consumidores como de empresários – produzidos pela entidade. Segundo os economistas, o varejo da região de Presidente Prudente, que abrange o município de Adamantina, está entre os que registraram queda no faturamento no primeiro semestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo assim, as vendas varejistas da região cresceram em relação a junho de 2015.

“Um dos pontos positivos é de que a economia de Adamantina, mesmo sofrendo com a crise, sofre menos do que as outras regiões do estado. As características regionais do agronegócio e agroindústria, que hoje é algo dinâmico e produtivo, é uma característica que favorece a região a não sofrer tanto em tempos de crise intensa como é a brasileira”, destaca o economista Jaime Vasconcellos.

Postos de trabalho

Ainda de acordo com o economista, após registrar o fechamento de 24 postos de trabalho no primeiro semestre deste ano, em julho, o varejo da cidade criou cinco novos empregos com carteira assinada. “É pouco? Sim! Mas, pelo menos abriu novas vagas, enquanto em várias regiões do estado a criação de novos postos de trabalho zerou no último semestre”, avalia.

Avaliação

O encontro da Fecomercio-SP realizado em Adamantina, faz parte de um ciclo de palestras que percorrerá outras cidades do interior paulista com o objetivo de subsidiar empresários locais com uma análise crítica e estratégica sobre as transformações que influenciam os rumos do setor. Para o presidente do Sincomercio (Sindicato Patronal do Comércio Varejista da Região de Adamantina), Sérgio Vanderlei, os objetivos foram cumpridos.

“Minha avaliação é positiva. Tivemos um público selecionado que perceberam a qualidade e o nível dos palestrantes, além disso, como entidade representativa, o Sincomercio de Adamantina cumpriu seu papel de oferecer aos empresários toda estrutura que a Fecomercio-SP tem para que ele possa enfrentar com conhecimento este momento de crise que a economia brasileira enfrenta”, conclui.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole