ADAMANTINA - A escalada da dengue neste verão em Adamantina continua. Diariamente, a secretaria de Saúde da cidade atualiza os dados sobre a dengue e a doença avança a passos largos.
O Departamento de Vigilância Epidemiológica da cidade confirmou na manhã desta quinta-feira, 25, mais dois resultados positivos de dengue. Até o momento são 43 casos positivos em Adamantina.
Os novos casos são em uma moça, de 21 anos, moradora da região central e em um homem, de 39 anos, morador do Jardim Palmeira. Os dois casos aguardam confirmação se são importados ou autóctones.
Outros casos
Somente esta semana, a secretaria de Saúde contabilizava seis novos casos de dengue em Adamantina.
Na quarta-feira, 24, a secretaria havia registrado dois casos da doença em um rapaz de 22 anos e em um homem de 31, ambos moradores do centro. Dois dias antes, a secretaria havia anunciado outros quatro casos positivos em três homens de 51, 38 e 32 anos, moradores da região central e do Parque das Nações e em uma criança de cinco anos, moradora do Parque Tangará.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, foram notificados até o momento 119 casos suspeitos, sendo confirmados 43, e 39 pessoas ainda aguardam resultado de exame.
Mobilização
Para marcar a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue, entre 22 e 27 de fevereiro, a Prefeitura de Adamantina reforça as ações de combate à doença em todas as regiões da cidade com atividades de educação, informação e mobilização social.
O departamento de Controle de Vetores realiza teatro de fantoches sobre o mosquito e os cuidados com a dengue. Nesta sexta-feira, 26, o teatro foi apresentado às 8h30 na Escola Teruyo Kikuta e nos dias 3 e 4 de março, está marcado para acontecer às 8h30 e às 14h30 no Anfiteatro da Biblioteca Municipal para os alunos das EMEIs Ciclo II.
Ações
Os agentes comunitários continuam as visitas às residências, procurando possíveis criadouros do mosquito, distribuindo panfletos e orientando os moradores sobre a dengue.
A equipe de Controle de Vetores da Vigilância Epidemiológica segue com o trabalho de nebulização nos imóveis que estão dentro do raio onde ocorreram os casos da doença, com o objetivo de bloquear a transmissão, além da aplicação semanal de bioinseticida (Bti) em córregos, nascentes e outros reservatórios de água, em até 300 metros da área urbana.
Sintomas
Os principais sintomas da doença são: febre alta (39°C a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças).
Caso apresente esses sintomas, recomenda-se não tomar nenhuma medicação por conta própria e procurar atendimento médico em um posto de saúde próximo.
01/03/2010 às 14:58:39
Daniel Torres - Rádio Cultura FM (Adamantina)